Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mumford and Sons te traz um novo cenário musical

Salve salve amantes da boa música, não, não estou possuída pelo exu do Pedro Bial, e sim, estou aqui pra falar de música, e música muito boa diga-se de passagem. Alguém aqui já ouviu falar da banda britânica Mumford and Sons? Não?! Então já está mais do que na hora de você conhecer!
Olha, se tem uma coisa que me surpreendeu nesses últimos tempos foram as coisas da Inglaterra, começando por Florence + the Macine, pegando um buraco negro atalho por Tom Hiddleston, Orlando Bloom, Benedict Cumberbatch, entre outros e seguindo estrada rumo ao nosso assunto de hoje, Mumford and Sons. Tudo começou numa bela noite comigo navegando pelo Tumblr, aí vi um post com um número assombroso de notas, resolvi olhar, era um link de download de uma seleção de músicas feita especialmente para inspirar, expressar a relação de amor e ódio entre os divinos Thor e Loki. Coisa típica de fangirl, agora, como não baixar? Soava tão apelativo, baixei. No “álbum” tinham 36 músicas dos mais variados artistas, selecionei tudo e executei. Todas eram ótimas. Eis que no meio daquele ALL THESE FEELS OMG me surge um ritmo diferente de tudo que já tinha ouvido. Começava calmo, lento, cada acorde dançando em meus ouvidos, aí começa a letra, os acordes ainda se destacavam mais, até que chega no ápice e explode num ritmo frenético de palavras cuspidas, quase agressivo, os versos param e fica o ritmo ainda tocando forte, depois tudo se acalma novamente, ficando em paz. Aquilo me fascinou, tive que parar pra ver o nome do cantor, era uma banda “Mumford and Sons” e a música se chamava “Dust Bowl Dance”. Logo essa música se tornou minha preferida, ela é como uma história, só que cantada, e com sentimentos, eles conseguem colocar sentimentos em músicas. Não vou dizer fascinante de novo porque cada vez que repito fascinante um leitor fascinante fecha meu fascinante blog. parei Gostei tanto da banda que baixei o álbum inteiro. E foi aí que a paixão me pegou tentei escapar não consegui ganhou mais força e não consegui mais parar de ouvir. Eu não sei descrever o que me prende à essas canções, se são suas letras simples, muitas vezes com poucas linhas mas conseguem dizer muito, ou a mistura de sons que eles fazem, ou o sentimento que colocam em cada verso cantado, não sei, tudo pra mim é mágico quando falo sobre essa banda, resumindo, ela me faz sentir viva, em harmonia.
Mumford and Sons é uma banda de Folk Rock formada em 2007, cujos integrantes são: Marcus Mumford, vocalista (vocais, guitarra, bateria, bandolim); Ben Lovett (vocal, teclados, acordeão, bateria); Winston 'Country' Marshall (voz, banjo, dobro) e Ted Dwane (vocal, cordas, baixo bateria, guitarra). Já deu pra notar que todos os sons que a gente ouve nas músicas são improvisados por eles. Talvez esse seja mais um motivo de destaque pra banda nesses dias estranhos, com músicas estranhas, letras estranhas ou a ausência dela (lê-se berê berê, parapapá). Só em 2009 que eles lançaram o tão aguardado álbum de estreia “Sigh No More”, antes disso eles lançavam EPs com cinco músicas, no máximo. Esse álbum de lançamento contava com algumas músicas lançadas anteriormente nos EPs e foi exatamente em 02 de outubro de 2009 que estreou tendo “Little Lion Man” como primeiro single.
Alguns podem estar estranhando eu elogiar tanto esse trabalho e precisam de alguma coisa mais concreta pra dar algum crédito, então deixe-me colocá-lo a par dos números, por favor:

Ficaram em 1ª colocação:


  • Australian Albums Chart 
  • Irish Albums Chart 
  • New Zealand Albums Chart 
  • US Billboard Digital Albums 
  • US Billboard Alternative Albums 
  • US Billboard Folk Albums 
  • US Billboard Independent Albums 
  • US Billboard Rock Albums
  • US Billboard Tastemaker Albums

Ficaram em 2ª colocação:


  • Canadian Albums Chart
  • US Billboard 200 
  • UK Albums Chart

Outras colocações:


  • 3° colocação na Dutch Album Chart e Belgian Albums Chart (Flanders)
  • 8° colocação na European Top 100 Album 
  • 28° na Swedish Albums Chart 
  • 29° na German Album Chart  
  • 44° na Austrian Albums Chart

Mas aí vem um cri cri dizer que isso foi só no Reino Unido… NÃO. O sucesso foi mundial, refletindo nas vendas.

  • 1,2 milhão de cópias no Reino Unido
  • 210 mil cópias na Austrália 
  • 160 mil cópias no Canadá 
  • 1 milhão de cópias nos EUA

I’M SORRY I'M SORRY WHAT? I CAN'T HEAR YOU OVER THE SOUND OF SUCCESS!
Mas aí o cri cri continua: “Ah mas esses números são pequenos em vista de outras bandas” como one direction AH SHUT UP BITCH Vamos lembrar que é uma banda nova, com seu álbum de estreia, além do mais sendo esse álbum de Folk Rock. so shut up again

Temos também premiações:


  • "Most Popular International Artist" da ARIA Music Awards 2010 
  • "Top Rock Album", "Top Alternative Album" e "Top Alternative Artist" da Billboard Music Awards 2011 
  • "British Album of the Year" da BRIT Awards  
  • "Best New Act" da Q Awards

Em dezembro de 2010, a banda recebeu indicações ao Grammy de Best New Artist e Best Rock Song por “Little Lion Man”. Eles não ganharam, mas ter tocado “The Cave” na noite da entrega dos prêmios rendeu muita atenção da mídia, aumentando em 99% as vendas do álbum. Quando a banda ganhou o BRIT Awards na categoria “British Album of the Year” e tocou “Timshel”, as vendas do álbum no Reino Unido aumentaram em 266%. Outro ponto que merece destaque é que nas apresentações ao vivo os membros da banda conciliam diferentes setlists e instrumentos musicais, tentando assim criar uma atmosfera animada e inclusiva.
E é claro que veio um sucessor para “Sigh No More”, em 05 de março de 2012 chegou o segundo álbum intitulado “Babel”. O segundo álbum de estúdio da banda estreou na primeira posição da tabela musical Billboard 200 dos Estados Unidos, com 600 mil cópias vendidas segundo a Nielsen SoundScan. 
Well well pretty faces, deixo aqui meu convite especial a curtir um belo som e quem sabe viver uma nova experiência musical com a banda britânica Mumford and Sons, que na minha opinião, é uma luz na escuridão nesses dias tão sombrios que a música atual definha. Espero que essas canções toquem vocês como tocaram à mim. Só aumente o volume e deixe a música cuidar do resto.
E eu te desafio a ouvir "Dust Bolw Dance" e não gritar nessa parte:


"Seal my heart and brake my pride
I've nowhere to stand and now nowhere to hide
Align my heart, my body, my mind
To face what I've done and do my time"

Ou quando acabar de ouvir "Winter Winds" e não ficar com esse refrão na cabeça:

"And my head told my heart
"Let love grow"
But my heart told my head
"This time no
This time no" "

Ou também quando estiver no fundo do poço, com um balde de sorvete do lado e não correr uma lágrima no canto do olho com esse trecho de "White Blank Page":

"You desired my attention but denied my affections, my affections"


________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou?
Opine !
Xingamentos não serão aceitos.